Qual o impacto da mudança de algoritmo do news feed do facebook?

A mudança no News Feed Algorithm anunciada em 11 de janeiro de 2018 causou uma grande reação na mídia e dúvidas em relação ao impacto no trabalho de anunciantes e agências de publicidade, que foram pegos de surpresa com grandes verbas de mídia contratadas na plataforma, causando insegurança à respeito do real impacto no resultado de suas campanhas.

A Rede Social comunicou no seu Newsroom com um Post do seu Vice Presidente de News Feed Adam Mosseri que, com o intuito de obter mais eficiência na aproximação das pessoas e na construção das relações destas pessoas, maior prioridade será dada à interação entre pessoas.

Na prática, o Facebook irá priorizar os Posts que genuinamente buscam uma comunicação entre pessoas amigas e famílias em detrimento dos Posts entre empresas e pessoas. Por exemplo, Posts comerciais que buscam explicitamente Shares, Likes ou alguma interação comercial serão desvalorizados.

Numa entrevista recente ao AdExchanger, a Vice Presidente de Market Solutions Carolyn Everson que “o jogo de anúncios não irá mudar.” Segundo Everson a prioridade do Facebook sempre foi aperfeiçoar seu algoritmo para ajudar na aproximação das pessoas e que esta mudança segue este princípio.

Esta mudança que vinha sendo prenunciada por Mark Zukerberg nos últimos meses e é parte de sua Public 2018 Resolution na prática significa que as marcas terão que ter mais capricho na produção de conteúdo para ser publicado no Facebook. As estratégias terão que ser mais inteligentes e ter uma maior preocupação com a audiência a ser impactada.

Luiz Crispim
(CEO – InterMediaGroup)